Somma Blog

Empreendedorismo, Provocações, Informações e Conhecimento

As 3 relações entre o Design Thinking e o Empreendedorismo

Postado por Adriana Ferri em Comunicação, Inovação, Resultados | junho 27, 2017 | Deixe seu comentário

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading ... Loading ...

Design Thinking integra organização, tecnologia e inovação com foco no ser humano, começando por entender quais são as necessidades não atendidas dos nossos consumidores/usuários

Ainda pouco conhecido no Brasil, o termo “Design Thinking” costuma levantar muita curiosidade, e por isso conversei essa semana com a Caroline Bücker, uma das responsáveis por iniciar a aplicação da metodologia no o Brasil há muitos anos atrás, mesmo antes do termo se tornar mais popular.

Mas na verdade o que significa Design Thinking? Podemos definir como a arte de solucionar problemas como um designer, através da empatia dos consumidores/usuários e experimentando diferentes soluções. É criar a solução com o cliente, e não para o cliente.

Design Thinking integra organização, tecnologia e inovação com foco no ser humano, começando por entender quais são as necessidades não atendidas dos nossos consumidores/usuários. Quando timesmultidisciplinares utilizam ferramentas colaborativas, são capazes de atingir resultados surpreendentes, e podem ir muito além de apenas uma mente trabalhando sozinha.

A metodologia nasceu no Vale do Silício, a partir da empresa IDEO e é amplamente usada em startups, desde o início ou para geração de soluções e testes rápidos. O Design thinking pode ser aplicado em qualquer tipo de empresa, desde pequenas e grandes corporaçãoes, como a Pepsico e Unilever que já estão aplicando a há alguns anos. Pode servir para quelquer segmento, nacionalidade, e se ajusta a cultura, porque através da interação com o usuário e entre as equipes, consegue facilitar os processos de inovação.

Ideias são geradas e desenvolvidas através de experimentos – da experiência do usuário e do comportamento humano como inspiração de ideias e processos.

Na conversa com a Caroline, através de mais de 7 anos de prática com a metodologia, ela  percebe três relações diretas entre Design Thinking e o Empreendedorismo:

1. Transformação: das ideias em projetos.

A necessidade do empreendedor de ter um projeto, não pode somente ter uma ideia.

O Design thinking facilita os processos de geração de ideias inovadoras e ao mesmo tempo, potencializa a transformação de ideias em projetos e soluções. Com um projeto bem elaborado o empreendedor tem maiores chances de conseguir atingir sucesso no seu negócio e mesmo captar recursos, humanos e financeiros para acelerar o processo da startup.

2. Prototipagem:  alavancar o projeto – construir um modelo tangível utilizando ferramentas como Canvas ou MVP por exemplo pra colocar a ideia em teste.

O mundo está em constant transformação, e a cada dia novos concorrentes lançam produtos e serviços com uma agilidade incrivel. Isso modifica o Mercado de atuação da startup, e por isso, o empreendedor precisa testar suas ideias na prática. Além disso, ideias inovadoras podem nem sempre ser bem aceitas pelos usuários, e através da etapa de Prototipagem se pode testar o produto ou service com menor custo e maior agilidade.

3. Competências: escolher as pessoas certas!

Qual a competência que se tem como empreendedor? O Design thinking proporciona uma acelerada vivência com pessoas de diferentes visões e competências. Dessa forma, o empreendedor pode conhecer melhor as pessoas com quem deseja trabalhar, compreender quais as competências que possui e aquelas que necessita incorporar na equipe do seu negócio.

O Design Thinking ajuda a empreender, pois facilita e potencializa os processos de geração de ideias, de transformação das ideias em projetos, de criação de novos modelos de negócio.  E existe algo que o empreendedor não abre mão, que é viver a emoção em todo o processo, seja ele o de iniciar uma startup, acelerar, ajustar, potencializar, ou mesmo se reinventar; e o Design thinking é uma forma de manter a emoção sempre presente.

Por Isabella Marques

Bookmark and Share

Tags: > > > > > > >

Comentários

Deixe o seu comentário